Minicursos e Mesas-Redondas

LISTA DE MESAS-REDONDAS APROVADAS

1. História Social e Suas Interfaces: Imprensa, Política e Patrimônio Arquivístico.

Proponentes: Profª. Ms. Filomena Luciene Cordeiro Reis; Profª Dra. Rejane Meireles Amaral Rodrigues; Prof. Ms. Roberto Mendes.

2. Práticas de Poder e de Sociabilidades.

Proponentes: Prof. Dr. Renato da Silva Dias; Profª Dra. Carla Maria Junho Anastasia; Profª Dra. Jeaneth Xavier de Araújo

3. Cultura, Patrimônio e Religiosidade no Norte de Minas

Proponente: Profª. Ms. Marta Verônica Vasconcelos

4. Minas Gerais no Período Republicano

Proponentes: Prof. Dr. Laurindo Mékie; Prof. Ms. Marcos Fábio; Profª Drª. Ilva Ruas; Prof. Jânio Marques

Workshop

1. Família, Escravidão e Cor: a Relevância de Minas Gerais para Estudos da Diáspora Africana - Profª. Drª Mariana Libânio Rezende Dantas (Ohio University

- Os documentos para leitura prévia sobre o workshop podem ser baixados clicando AQUI.

 LISTA DE MINICURSOS APROVADOS

1. Perspectivas acerca da Biografia na Historiografia Atual

Proponente: Prof. Ms. Edi de Freitas Cardoso Júnior

Desde o último quartel do século XX, as biografias têm despertado crescente número de leitores. O mercado editorial, atento à popularidade do gênero, há algum tempo, consagrou-o seção efetiva nas livrarias. Entre ficcionistas e jornalistas, a biografia já é um campo de trabalho consolidado. Por seu turno, um grupo cada vez maior de historiadores profissionais tem revelado sua fecundidade analítica para a compreensão do passado. Tendo em vista a relevância alçada pela biografia no âmbito da história, propõe-se apresentar e discutir os principais aspectos teórico-metodológicos das reflexões travadas a seu respeito no cenário historiográfico atual. Como isso, objetiva-se evidenciar modalidades e perspectivas abertas aos estudos biográficos no quadro geral da historiografia contemporânea, contribuindo para difundir sua prática ao público interessado.

 

2. Processos de Narrativização e de Discursivização: entre a memória e o acontecimento

Proponente: Prof. Ms. João de Deus Leite

O minicurso objetiva relacionar, por meio de método comparativo, alguns recortes conceituais das três fases de elaboração da trajetória de Pêcheux (de 1969, 1973 e 1983); inter-relacionar, via pontos de contato e de afastamento, a noção de representação para o campo da Análise de Discurso francesa e para o da Psicanálise freudo-lacaniana; mostrar, analiticamente, a partir de sequências discursivas, recortadas de reportagens da Revista Veja (de 1988, 1990 e 1991), elementos do funcionamento discursivo que parece engendrar certa representação de brasilidade

 

3. Transformações no Mercado Fonográfico e a Emergência das Novas Cenas Musicais

Proponentes: Prof. Ms. Christiano Rangel dos Santos; Profª. Ms. Mary Aparecida de Alencar Durães

O propósito do minicurso é abordar as transformações por que passa a indústria da música nos últimos anos. Para tanto, analisaremos quatro temas principais: a “crise” do mercado fonográfico; a emergência das cenas musicais regionais; o sistema de divulgação (o papel do jabá); a pirataria. Todos esses aspectos, observados historicamente e como se configuram atualmente.

 

4. "Decifra-me ou te Devoro": o uso de jornais e fontes orais na pesquisa histórica

Proponentes: Prof. Ms. Valéria de Jesus Leite; Prof. Ms. Andrey Lopes de Souza

O objetivo deste minicurso é apresentar o caminho metodológico que percorremos no trato com nossas fontes, sejam elas orais ou impressas, neste caso, os jornais. Nessa empreitada, bem como na constituição de um campo metodológico de análise nos colocamos em uma perspectiva teórico–metodológica, advinda da História Social de tradição marxista inglesa. Seguindo essa proposta, buscamos compreender a História Social como um campo de análise onde não devemos seccionar as esferas política, econômica e cultural, pois, elas se misturam.

 

5. A Ilíada e a Eneida: mito, tradição ou História?

Proponente: Profª. Drª. Ângela Heloiza Benedito Buxton

O presente minicurso conceitua os povos Indo-Europeus, especialmente os gregos e romanos, em um contexto histórico, linguístico e geográfico, desde a dispersão dos mesmos e chegada à Grécia e Roma, respectivamente, e seus períodos histórico-culturais mais relevantes, confrontando os dois grandes épicos desses povos, a Ilíada de Homero e a Eneida de Virgílio, com as tradições, referências históricas e relatórios de escavações dos sites de Hissarlik, na moderna Turquia, e do Palatino, em Roma.

 

6. Foucault e o Surgimento das Ciências Humanas

Proponente: Prof. Dr. Ildenilson Meireles

Trata-se de leitura do Capítulo X de As Palavras e as Coisas, de Michel Foucault, com o intuito de acompanhar alguns acontecimentos cujos efeitos proporcionaram o surgimento, ao mesmo tempo no século XIX, de um novo campo de saber, as Ciências Humanas, e de um novo objeto para esse saber, o homem. A idéia básica é discutir acerca da consideração de Foucault de que até o século XIX o homem não existia enquanto preocupação epistemológica e que seu aparecimento está condicionado ao aparecimento de um novo regime de saber formado por práticas discursivas que o atravessam e o constituem num movimento incessante de objetivação.

 

7. Conhecer para Preservar: os distritos e povoados de Montes Claros e sua importância como guardiãs do patrimônio cultural local

Proponentes: Profª Ms.Marta Verônica Vasconcelos Leite; Profª Ms. Filomena Luciene Cordeiro Reis

O objetivo desse mini-curso consiste em apresentar, bem como despertar o interesse pessoal dos acadêmicos do curso de História para o patrimônio cultural dos distritos e povoados  da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Considerando ser poucas as fontes e trabalhos científicos encontrados sobre o tema, o mini-curso propõe trabalhar crônicas de memorialistas, relatos de experiências dos próprios participantes que são cidadãos, cujo processo de industrialização ou de urbanização trouxe dos distritos para a cidade, assim como fotografias que revelam esse povo sertanejo com suas nuances históricas vivenciadas a partir do seu contexto local.

 

8. A Imagem do Sertão Norte-Mineiro no Olhar dos Viajantes

Proponente: Profª. Ms. Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento

O presente minicurso objetiva entender a imagem do sertão através dos relatos e crônicas de viajantes que passaram pelo Norte de Minas entre 1817-1927 e permitiram através de seus escritos repensar o conceito/categoria de sertão e a imagem construída pelo conquistador nos fins do século XVII e no século XVIII.

 

9. O Movimento Feminista e os Estudos de Gênero: possibilidades de pesquisa histórica (Somente para o Campus de São Francisco)

Proponentes: Prof.ª Ms. Rosana de Jesus dos Santos; Luana Balieiro Cosme; Prof. Ms. Maria Clarice Rodrigues de Souza;

O minicurso visa discutir  a relação entre movimento feminista e a emergência de estudos voltados para a questão feminina na universidade. Allém disso, serão analisados o significados da utilização teórica do conceito de gênero nas pesquisas sobre a mulher e

apresentadas possibilidades de pesquisas  no campo dos estudos de gênero.

10. A Redação da Monografia de História e a Língua Portuguesa: dicas e desafios  (Somente para o Campus de São Francisco)

Proponentes: Prof. Ms. Roberto Mendes Ramos Pereira; Prof. Alair José Mendes

O objetivo deste minicurso é proporcionar aos participantes alguns recursos da língua portuguesa para uma boa escrita dos seus trabalhos monográficos, tendo como referência os principais erros e falhas cometidos pelos acadêmicos no curso de história do campus de São Francisco.